Publicado por: animo30 | 7 de Janeiro de 2009

ÂNIMOS EXALTADOS.

animosimbolo

O Vitória de Guimarães parece estar a recuperar o ânimo que o levou aos êxitos da época passada.

 

Mário Fernando, TSF, 20.10H.

(O meu Benfica venceria por 2-0. )

_________________________________

SORRIA.NÃO ESTÁ A SER FILMADO!

sorrir1

DaLusa, com a devida vénia:

Porto, 07 Jan (Lusa) – Os portugueses estão a sorrir cada vez menos desde 2003, o que pode estar relacionado com o agravamento da situação económica e social em Portugal, conclui um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, hoje divulgado no Porto.

    “Os portugueses estão a sorrir cada vez menos”, alertou António Freitas-Magalhães, director daquele laboratório, que integra a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, frisando que “a frequência e a intensidade da exibição do sorriso registam valores descendentes desde 2003”.

    Segundo o especialista, “está comprovado que um dos moderadores da frequência e intensidade da exibição do sorriso é o contexto social”.

    “A situação económico-social potencia a inibição da expressão”, frisou.

    O investigador sustenta que “a felicidade está na cara das pessoas”.

    “O sorriso é um sinal que está a desaparecer”, salientou Freitas-Magalhães, especificando que “é uma reacção neuropsicológica que se desenvolve em situações que envolvam bem-estar e felicidade, pelo que, quando isso não se verifica, o sorriso é inibido e recalcado”.

    António Freitas-Magalhães falava na apresentação dos resultados do estudo intitulado ‘Uma década de sorriso em Portugal’, que envolveu até agora a análise de mais de 240 mil fotografias.

    No âmbito deste estudo, os especialistas do Laboratório de Expressão Facial da Emoção analisaram também quase 38 mil fotografias publicadas nos jornais diários portugueses, tendo concluído que a face neutra e o sorriso fechado foram os tipos de expressão facial mais frequentes no ano passado.

    As conclusões também indicam que – nas fotografias publicadas nos jornais diários portugueses em 2008 – as mulheres sorriem mais que os homens, as crianças são as que apresentam mais e frequentemente o sorriso largo e os homens apresentam mais o sorriso superior a partir dos 60 anos.

    Relativamente aos dados do anterior estudo, realizado entre 2003 e 2007, as conclusões sobre 2008 indicam uma “diminuição relevante na frequência e na intensidade do sorriso”.

    “A face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior é substituído pelo sorriso fechado”, conclui o estudo, cujos resultados também apontam para “uma diminuição significativa na exibição de qualquer tipo de sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens”.

    Este estudo, pioneiro a nível mundial, vai prolongar-se até 2013, analisando as expressões faciais nas fotografias publicadas nos jornais diários portugueses.

    O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, fundado em 2003, é o único do género em Portugal, desenvolvendo um trabalho científico inovador, que já foi distinguido, entre outras entidades, pelo governo inglês e pela multinacional Nokia.

    FR.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: