Publicado por: animo30 | 5 de Março de 2009

REABRIR ABRIL

cartaz30anosabrilab

Alguns amigos mais chegados já nos deram conta de que algo poderá estar a passar-se com a realização da exposição comemorativa, melhor dizendo, celebrativa,  dos 30 anos da ânimo, “Abril, Ânimos Mil” dada a recente utilização de linguagem nas entre linhas, à velha maneira do “antes do 25 de Abril” ! É verdade, sim senhor.

Mas estamos quase em condições de poder adiantar o onde , como e quando da dita exposição, deixando para mais tarde os inqualificáveis percalços de que tem sido alvo.

Esta imagem, de um original que celebrou os 30 anos do 25 de Abril, e de que muito me orgulho – para além da serigrafia editada pela A25, aquando da celebração dos 19 anos – e que faz, hoje, parte da colecção da Associação 25 de Abril, estará patente, de certeza absoluta, na exposição, homenageando, assim, todos os nomes daqueles que levaram por diante tão decisivo movimento!

Esta exposição virou, assim, também, um momento mais de denúncia da arrogância e pesporrência daqueles que se julgam donos dos nomes, do quem é quem no panorama das artes plásticas portuguesas, eles mesmos pequenitos, por sua conta e risco próprios, conscientemente atrelados aos “nomes” que criam para satisfação das suas pequeno-burguesas ambições, uns portuguesitos, uns “roseiritos” ( para ser muito carinhoso, embora hesite se deverei ou não, oportunamente, recorrer ao nazareno azorrague…)enfim, cuja única ambição é a estafada pequenez de um Portugal dos pequeninos feito à sua tão triste dimensão.

Contra essa predestinação dos nomes, só nos resta sermos nós, de uma vez por todas, a destinarmos a rota dos nossos dias na mais perfeita fidelidade a um Abril inicial. O nosso destino é  mesmo Reabrir Abril para que Maio, Junho, Julho, Agosto, todos os meses, todos os dias possam ser os dias de construção e afirmação de uma terra que quer contar com todos os nomes e onde todos os nomes contem, tenham lugar! Os nomes com que tu, eu, cada um de nós assina por baixo a construção de um Portugal Melhor.

antónio colaço

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: