Publicado por: animo30 | 23 de Março de 2009

GRUPO ANVERSO/REVERSO EXPÕE.24 MARCO.17H

moedasjosesimao2

O Traço e a Sombra, da autoria de José Simão, um vizinho albicastrense.Uma das muitas e inovadoras obras dos medalhistas em exposição.

 

 

A exposição inaugura, amanhã, Terça-feira, dia 24 de Março, às 17h na Imprensa Nacional Casa da Moeda.

 

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda acolhe, com particular interesse, a exposição dedicada aos trabalhos relacionados com moedas e medalhas dos escultores pertencentes ao grupo Anverso/Reverso.

Que outro lugar poderia ter um simbolismo tão grande para a realização de um evento deste tipo como tem a Casa da Moeda?

Ao colaborar na organização desta mostra, a INCM quer ajudar a divulgar a numismática e a medalhística, dando a conhecer o trabalho de seis escultores que, embora representando diferentes épocas da escultura portuguesa, têm em comum o reconhecimento de qualidade de um trabalho excepcional em prol de uma arte que se perde no tempo e pela qual se luta hoje com afinco, de modo que a mesma se não perca e possa continuar a cumprir um papel histórico e social ímpar.

As moedas e as medalhas expostas foram maioritariamente produzidas e emitidas ao longo dos anos pela INCM, no âmbito da sua actividade, e representam uma pequena parte, mas muito importante, do seu acervo numismático e medalhístico.

A INCM tem uma longa tradição na emissão, fabrico e comercialização de moedas e medalhas, que celebram o património, a história e os vultos mais importantes da cultura portuguesa e internacional. No fabrico destas pequenas obras de arte a INCM exige grande qualidade técnica e artística, atestada na selecção cuidadosa que faz

dos criadores das peças, muitos deles reconhecidos com importantes prémios nacionais e internacionais.

Esta mostra e o catálogo que se apresenta é representativo da estima, do reconhecimento e do apoio que a INCM presta aos escultores, particularmente na área da gravura numismática e medalhística e na divulgação desta importante forma de arte.

Os nossos parabéns aos escultores Helder Batista, José João de Brito, José Simão, José Teixeira, Maria João Ferreira e Vitor Santos pela obra que têm vindo a desenvolver a favor da afirmação da numismática e da medalhística portuguesa e pela realização desta importante exposição a que INCM se associa.

 

 

O Presidente do Conselho de Administração da INCM

PROF. ESTÊVÃO DE MOURA

NR

Ou muito me engano ou este nosso amigo Prof Estêvão de Moura é o Estêvão que todos conhecemos de Abrantes, certo?Por acaso, Estêvão,  ainda ecoa alguma coisa da ânimo dos anos setenta, na tua memória?! Eduardo Campos, lá, onde estás ,”amanda” um clic ao brilhante Estêvão!Quem sabe se ele poderia patrocinar a cunhagem de uma moedazita alusiva aos nossos 30 anos, hein?! Aqui fica a …”cunha“, quer dizer, o “molde” para a cunhagem!!!

antónio colaço

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: