Publicado por: animo30 | 6 de Julho de 2009

MAÇÃO.ANTIGOS ALUNOS COM MANJAR DOS DEUSES PELAS MÃOS DOS DIABÓLICOS JULIO PIRES E ZÉ HENRIQUE

brejototal1ab

 

 

 

 

 

 

 

Foto:Chão do Brejo (Arq João Colaço)

É deste Brejo que vos falamos. Foi aqui ( no Parque de Merendas, ao centro, na zona verde ) que, no passado Sábado, os Antigos Alunos do Colégio D.Pedro V, de Mação, se reuniram para o seu tradicional almoço anual. Sem sombra de dúvidas o melhor almoço de todos os que já se realizaram nos últimos tempos. Responsáveis pelo êxito da iniciativa, estes dois homens: Júlio Pires e Zé Henrique, mestre cozinheiro do restaurante Casa Velha, em Mação!

brejo2

 

 

 

 

 

 

 

 

Para darmos algum colorido a esta breve reportagem, convoquemos o acordeonista contratado, mestre Martinho, de Domingos da Vinha, Gavião.

brejo1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

À sombra das ainda tímidas glicínias que o saudoso Adílio Barbeiro ali plantou ( Adílio, sabes bem o quanto te apoiei na concretização desta tua última obra, e só por isso passamos ao lado dos últimos deslizes que nos afastaram na convicção de que no “derradeiro dia” tudo isso de nada vale!) as quase duas centenas de comensais puderam deliciar-se com um verdadeiro manjar de deuses descido do alto da montanha a que subiram.

brejo3

 

 

 

 

 

 

 

Dos enchidos da terra, nas suas multifacetadas variedades qual delas a mais tentadora – morcela, chouriço, paio, farinheira, entremeada, a que as brasas emprestaram um estaladiço bronze, terminando num bucho banhando-se em aromático molho – com demorada passagem pelas migas em que douradas sardinhas repousavam de seus calores, até às delicadas bolsinhas de linho branco em que se escondiam saborosíssimos nacos de pão ( bolsas confeccionadas pelas laboriosas mãos da Maria Manuel Pires, mulher de Júlio), para não falar dos vinhos, dos licores, do arroz doce, das cavacas, do bolo finto….ufff mas, sobretudo, do apaladado convívio, do bem temperado recordar de outros tempos!!!

brejo4

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Aleixo: Comigo contam sempre!

 

Como foi possível que algumas pessoas tivessem, à ultima hora, faltado a um manjar destes e deixassem que o ambiente pré-eleitoral, e outras refregas judiciais, as tivessem afastado desta grande, farta e nobre mesa onde a amizade deve merecer os mais celebrados e declarados votos de que jamais se deixará perturbar por qualquer outro ruído vindo das ruas?

No Chão do Brejo, um só desejo: regressar à Vila e fazer dela o Céu que lá em cima experimentámos! É por isso que Mação, quem nela manda ou quem nós permitimos que por nos (des)mande, não pode continuar a esquecer por mais tempo este nosso pedacinho de Céu que outros tanto desejariam poder usufruir a dois passos da sua terra!

Para o incansável Júlio Pires – o ano passado editou um DVD sobre a história do Colégio, mas este ano deu-nos a todos uma belíssima aula de história natural ao recordar-nos o nosso património paisagístico e gastronómico – e para o generoso Zé Henrique – que continua a cometer o crime de gostar de Mação, para ambos e todos os que ajudaram, os parabéns com um pedido na volta: queremos voltar para o ano até para que os que desistiram saibam o que perderam e assim, venham a tempo de, também eles, gozarem deste pedacinho de Céu aqui bem dentro da nossa terra!

antónio colaço

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: