Publicado por: animo30 | 30 de Abril de 2009

“A ARTE NÃO É PARA TONTOS” QUEM DISSE?

SIC

"..O sentido da emoção não é apanágio de toda a gente. A arte é elitista.Quando eu digo que a arte é elitista, não me refiro a uma elite social. Refiro-me a uma elite intelectual. A arte é elitista porque não é para tontos.

A arte é elitista porque é para poucas pessoas. E é para pessoas que estão preparadas para a receber.

A história da arte democrática, da democratização da arte é uma treta.Porque a democratização da arte levaria ao nivelamento por baixo da arte. Como qualquer questão cultural.A democratização de qualquer actividade cultural é a coisa mais estúpida que pode existir. Em vez de trazer as pessoas para cima, não. Leva é o que está em cima para baixo. Para as pessoas todas perceberem"

Julião Sarmento, Outlook, Semanário Económico,10 Abril 2009

............................................................................................

NÃO SEJA TONTO!!!

Com a agitação dos últimos dias o animador de serviço quase passou ao lado destas palavras.

Ao entrar na última semana da Exposição "Abril, Ânimos Mil", a decorrer até ao dia 9 de Maio, na Galeria da Associação 25 de Abril, até 9 de Maio - atenção que amanhã está fechada. Abre no Sábado, das 15 às 22H e durante a próxima semana.

Vai ser uma semana rica de reflexão, aqui na ânimo!

Vamos trocar por miúdos, tim por tim, os bastidores do mundo ( quase apetecia chamar do bas fond ) do mundo da arte plástica nacional/lisboeta.

Para já, não seja tonto, vá  mesmo visitar a nossa exposição!

Deixe-se das tretas do Julião!!!

( Não era para rimar!!!)

Finalmente a ânimo está no You tube! E depois?! Divirta-se.Problemas na rede do Parlamento Global obrigaram a tal. Obrigado na mesma, pessoal!

 

Bom fim-de-semana!

antónio colaço


Respostas

  1. Grande Irmão,

    Quem me dera por Assis para pisar essa Pátria de um Outro e Infinito Ânimo!

    Obrigado e… em breve receberás o desenho original que prometemos, através da lista dos mail’s dos amigos da ânimo!!

    Iremos fazer o mesmo, durante a semana, mas numa outra modalidade, aberta a todos os leitores da ânimo!
    Escolhi esta caixinha dos comentários para dar conta da iniciativa!!!
    Testar a atenção do pessoal!!!

    E, caríssimo Acílio, uma ou duas fotos de Assis, aqui e agora, claro, não se arranjam?

    Fraternal abraço do acolaço

  2. Estive esta noite, já de 1 de Maio, ou seja de quinta para sexta-feira, desperto até hora avançada para ver o Cartaz da Sic, por saber que deveria aprecer a reportagem sobre a tua exposição. Embora tivesse visto as imagens que, entretanto, colocaras na tet, queria ver pela tv e assim aconteceu.
    Parabens.
    Um abraço do
    Armando Pinto

  3. A arte não é para tontos, não!

    É para extravagantes “sensíveis”, tuberculosos do séc. XIX., ingénuos, marginais em busca do tempo perdido, quiçá proustiananos…

    Eu que o diga, já que na pantalha do meu computador tenho somente à minha frente uma página about blank – onde não vislumbro nenhum acto criativo do Julião Sarmento – a memória do meu disco rígido está nos mínimos e não permite visualizar anything – mas já permite saber que o Julião Sarmento é artista “prontos”, um leão de juba imponente e t-shirt preta, chamemos-lhe assim.

    Houve até um tempo, não, não se trata de uma parábola, em que chegou a haver uma espécie de parceria entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e o dito criador, aquele mecenas que arregimentámos não em Florença, mas nos lodos e nas bordas do Douro e que nos fascina a todos com aquele traço inquietante e nos desestabiliza no rame-rame das nossas vidinhas provocando-nos um soco no estomâgo, mesmo quando aquilo que visualizamos é “blank”, como é hoje o caso na Lisboa, 12:17 pm, de segunda-feira, dia 4 de Maio, mês de todas as Marias e de todas as bacantes envoltas em grinaldas imperceptíveis, mas dependuradas dos jacarandás que também somos obrigados a comtemplar noutras paragens equatoriais versus a anomia e a anemia desta Lisboa.

    Ó que viço, ó que cor, ó que densidade cromática, mesmo com blank!

    E ei-la, a pastilha de arte…

    joão peblle


Deixe um comentário

Categorias