Publicado por: animo30 | 15 de Julho de 2009

DIGA TRÊS TRISTES TORRES

barrancos2barrancos2barrancos2

 

 

última hora

Abrantes, Santarém, 14 Jul (Lusa) – A Câmara Municipal de Abrantes quer o arquitecto Carrilho de Graça a projectar o novo edifício dos Paços do Concelho, “a exemplo do que fez” com o futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.

Nelson de Carvalho, presidente da Câmara de Abrantes, disse hoje à agência Lusa que “houve um contacto com resposta favorável” com o gabinete do arquitecto Carrilho da Graça, visando a execução de um estudo de requalificação do conjunto dos edifícios da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e da antiga rodoviária, para instalação nessa zona do novo edifício dos paços do concelho.

“Trata-se de um espaço contíguo ao Convento de S. Domingos, cujo projecto de requalificação para instalação do futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte foi elaborado pelo mesmo arquitecto”, disse o autarca, acrescentando que a autarquia entende existirem “vantagens em ser o mesmo gabinete” a projectar o futuro edifício da câmara municipal.

“Faz todo o sentido pela proximidade com o futuro Museu Ibérico, que apresenta zonas comuns, de contiguidade e espaços públicos a partilhar, e pelo facto dos projectos interpenetrarem algum planeamento”, afirmou.

Nelson de Carvalho acrescentou à Lusa que o projecto é “vasto e ambicioso” e que “visa encontrar soluções de mobilidade e estacionamento” para o centro histórico, para além da requalificação de Largos e Praças que “são hoje as praças de chegada das pessoas a Abrantes”.

“Queremos requalificar o Largo 1º de Maio, junto ao Tribunal, construindo um parque de estacionamento subterrâneo com um ou mais pisos, com a criação de um acesso facilitador ao centro histórico através de um elevador que conduzirá os visitantes que tenham como destino o comércio tradicional, os serviços da Câmara ou o Museu Ibérico”, precisou.

Segundo acrescentou, a autarquia quer também que o plano integre estudos e projectos com vista a uma intervenção de requalificação da área próxima aos dois edifícios, “também ela a carecer de uma intervenção de regeneração, para além de um redesenhar da Praça da República”, situada junto ao futuro Museu.

Nelson de Carvalho acrescentou à Lusa que a autarquia já aprovou, em reunião de executivo, a aquisição de um imóvel devoluto localizado na Praça Raimundo Soares, no centro histórico da cidade, “com o objectivo imediato da sua requalificação para poder acolher uma residência de estudantes”.

O imóvel será adquirido pelo valor de 250 mil euros.

Na mesma reunião, a Câmara aprovou o lançamento de um concurso público, no valor de 110 mil euros, para aquisição do projecto de execução do recinto de feiras na Tapada da Fontinha, acessos e criação de via estruturante que, a funcionar em complemento com uma nova postura de circulação do trânsito, “permitirá desviar o trânsito que atravessa a cidade em direcção ao Hospital ou ao Rossio ao Sul do Tejo e facilitará a entrada de viaturas no Centro Histórico”.

MYF.

Lusa/Fim

NR

1.Segundo o take da Lusa , a CMA encomendou, para além do Museu ( NR- uma torre), “estudo de requalificação do conjunto dos edifícios da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), (NR – segunda torre) e da antiga Rodoviária ( NR – terceira torre) para instalação nessa zona do novo edifício dos paços do concelho.”

2.A ânimo conseguiu infiltrar um arquitecto no Gabinete de Carrilho e pode adiantar já o que se antevê. O nosso gabinete de design está agora a ultimar o “sky line” de Abrantes com a edificação destas três tristes torres. O cachet pedido pelo nosso designer deixou-nos meio desconfortáveis (ter-se-á passado para o outro lado?!) pelo que aguardamos a todo o momento a chegadada do trabalho executado por um outro gabinete.

3. Será preciso adiantar que …. “qualquer semelhança entre estes comentários e a realidade é mera …..”. Aliás, o animador de serviço está quase a ser convencido pelos argumentos de Carrilho. E é tão bonito o ” diálogo” entre … as quatro torres . Sim a de Menagem, claro.

antónio colaço


Respostas

  1. Balha-nos o Santo patrono do bom gosto!


Deixe um comentário

Categorias